sábado, 21 de março de 2009

RH Barra fecha parceria com RHPortal

O Movimento RH Barra e o website RHPortal firmaram uma parceria, e disponibilizam o maior conteúdo para o desenvolvimento dos Profissionais de Recursos Humanos.

Acesse e faça o seu cadastro: http://www.rhportal.com.br/
  • Maior Banco de Artigos de RH do Brasil;
  • Livros e Apostilas de RH para Download;
  • Livros para Treinamento;
  • Dinâmicas de Grupo;
  • Revista RHPortal;
  • Testes Online.

Tudo 100% gratuito!

sexta-feira, 13 de março de 2009

RH Barra inicia os encontros de 2009


A 9ª reunião do Movimento RH Barra foi realizada no auditório do Centro Empresarial Le Monde na Barra da Tijuca no dia 12 de março e teve como palestrante o Executivo e especialista em planejamento estratégico Antônio Carlos Cruz. O encontro teve o patrocínio da VIP RH Gestão & Pessoas e da KS Recursos Humanos.

Ao abrir o evento, um dos fundadores e coordenador do movimento o Professor e Administrador Luiz Henriques deu boas-vindas aos novos participantes do evento e explicou a importância do encontro: “ Para quem está vindo pela primeira vez , o movimento foi criado por profissionais de RH da Barra, mas como mostra nossa logomarca tem um coração enorme e abriga todos as regiões. Para nós, o importante é que os profissionais de RH tenham a preocupação da discussão da questão do ser humano na empresa. Preocupação esta que temos desde do dia 8 de maio, quando começamos nossos encontros mensais e que trazemos para a Barra da Tijuca, bairro onde as empresas estão se instalando e onde o Rio de Janeiro está sendo reorganizado. Isto é bom porque quantos mais empresas de RH na Barra, mais profissionais nós temos na região e assim debater mais práticas da área”.

Luiz Henriques lembrou que no aniversário de 1 ano do Movimento RH Barra o encontro será no Sheraton Barra Hotéis $ Suites com o tema "Gestão do Conhecimento – Teoria e Prática", em colaboração com a Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Quanto à próxima reunião, lembrou que o encontro será no dia 16 de abril no Campus Tom Jobim da Estácio de Sá com o tema: "Líder Coach".

Chamada para Grupo Temático
O Professor Luiz Henriques convocou todos profissionais interessados para fazer parte do grupo temático "cRHise Estatégico" para discutir o RH Estratégico em momentos de dificuldade. Será aceito no máximo 20 participantes. Interessados devem entrar em contato pelo e-mail do grupo: movimentorhbarra@hotmail.com.

Nada é permanente exceto a mudança



O Engenheiro Antônio Carlos Cruz, pós-graduado em administração da FGV, foi o convidado para ministrar o primeiro encontro de 2009 do Movimento RH Barra. O tema escolhido foi comportamento humano através do tempo: “Apesar das idéias mudarem, as pessoas não mudam. Em determinados momentos onde se dizia haver democracia, por exemplo, não havia. Pretendo demonstrar na palestra que ao longo da história, os objetivos do homem são diferentes do discurso. Mas porque isto? Porque se fala uma coisa e se pratica outra. A crise mundial com certeza afeta diretamente o discurso. Na nova ordem , um novo império vai surgir: o Chinês. O futuro não será igual ao presente. Mas uma previsão é certa: Nada é permanente, exceto a mudança. Todos devem estar prontos para as mudanças” ressalta o especialista

O comportamento humano através do tempo


No nono encontro do Movimento RH Barra realizado no dia 12 de março no Condomínio Empresarial Le Monde, na Barra da Tijuca, o especialista Antônio Cruz, presidente do grupo Graber e membro consultivo do World Trade Center, mostrou a evolução do discurso e do comportamento humano através dos tempos.

Socrátes
Foi o pai dos filósofos, 400 AC. Foi Professor de Platão, que foi professor de Aristóteles (pai das ciências) que foi o Professor de Alexandre
Alexandre mesmo com as influências de filósofos e grandes pensadores conquistou o mundo pela força: Ele teve grandes mestres, aprendeu sobre democracia, mas conquistou pela força” ressaltou Cruz, provando que atos não refletem as palavras.

Roma
Império democrático onde a palavra de Deus impera. Entre 250 e 450 AC assume o controle do mundo. Todas as estradas convergiam para a Roma.
Nesta época Carlos Magno nomeou o primeiro papa e foi imperador Romano-Germânico. Conquistou toda Europa ocidental, se tornando 1º Reich. Apesar da palavra de Deus imperar, quem dominou foi o ditador.

Renascimento
As obras através dos homens. Aparecem os gênios como Galileu, Da Vinci, Copérnicus, Colombo. Entre 1450 e 1530 existiram 10 Papas, ou seja durante 60 anos foram 6 papas. Seria a luta pela paz. O mais interessante foi a conquista do reinado pela força, nunca a conquista pela paz. Falava-se em democracia, mas usava-se exército.
Renascimento Italiano – 1300 a 1500.O sistema eleitoral era inovador, onde eleitores escolhiam os candidatos. O lema era “Vivere civile o libere”, ou seja, viver civilmente ou livremente. Florença buscava os mesmos princípios democráticos de Roma.

Nesta época Maquiável foi escolhido com um cargo diplomático para negociar com outros países e estados. Ele escreveu o livre O Príncipe, onde descrevia como deveria ser o principado e dizia:
O governante deve parecer bom, mas não deve ser
Deve fazer o mal de uma só vez, mas o bem aos poucos
Deve poupar o que é seu, e gastar do que é dos outros
Então o discurso era viver civilmente e livre, mas Maquiável pregava matar os inimigos: “ Hoje o professor não faz o que fala, as pessoas fazem uma coisa e pensam outra; aprendem de um jeito e realizam de outro. As idéias mudam, mas as atitudes não” ressaltou Cruz.

O Iluminismo
Em 1600 surge o Iluminismo, onde havia a explicação dos porquês. Aqui surgiram Newton, Darwin. O homem começa a explorar de forma matemática o que está acontecendo. O Iluminismo durou 200 anos. Surge o 2º Reich Frederico, o grande, que domina a Europa central não pela lógica, mas pela força.

Era Moderna (1850 a 2000 DC)
Máquinas a vapor, TV, rádio, automóveis, chips. Surge o 3º Reich: Hitler

No Brasil
D. João II ordenou Cabral a explorar as Índias, no entanto Cabral errou o caminho e descobriu o Brasil. Tivemos 4 séculos de plantação de cana de açúcar e contraditoriamente nos tornamos em 1900 o maior produtor de café.

D. João VI fugiu de Napoleão e veio para o Brasil, que assim se tornou capital do império português. Ele só voltou para Portugal, quando Napoleão foi derrotado e mandou D.Pedro I vir para o Brasil. Proclamada a independência através da influência da Marquesa de Santos. Depois o Brasil discute 6 anos para ver se entra na primeira guerra, chega em 1944, quando a guerra tinha acabado. Continua plantando cana de açúcar e torna-se o maior produtor de álcool, ao invés de açúcar.

Segundo Antonio Cruz , o brasileiro é:
Passivo por natureza
Não gosta de más noticias
Acredita em promessas
Esquece com uma facilidade danada
A aprovação de 85% do Lula mostra que o povo quer ouvir otimismo e boas noticias afirma Cruz.
Novo Século
A maior crise desde dos últimos séculos. Surge o novo império China com 25% da população mundial, enquanto os EUA só tem 4%: “ A nova era é a conclusão de cada um. Só tenho a copiar Heráclito e afirmar: Nada é permanente , exceto a mudança”.

Conclusão
Será que praticamos 1 conceito e falamos outro?
O que se fala é o que se faz?
Será que estamos prestando atenção?
Neste ponto, o palestrante fez um teste com os presentes para prestar atenção em um vídeo, com um exercício dividindo a platéia em dois lados. Nenhum dos grupos chegou ao consenso do vídeo.

Confraternização



Patrocindo pela KS Recursos Humanos, o café da manhã deste Encontro do Movimento RH Barra foi bastante concorrido e animado.






O Professor Administrador Luiz Henriques, Coordenador do Movimento Rh Barra, recebendo o palestrante Engenheiro Antonio Cruz.







Suzane Kubrak e Tatiana da KS Recursos Humanos, recebendo Bruna Moraes e Márcia Yunes representantes da Universidade Estácio de Sá no Movmento RH Barra.



KS Recursos Humanos e a qualidade empresarial




Suzane Kubrak, Diretora da KS Recursos Humanos, apresentou a empresa que desenvolve diversos serviços na área de RH, como locação de mão-de-obra temporária e treinamento e desenvolvimento de profissionais: “Com 12 anos consolidada no mercado Brasileiro, estamos a cada dia fortalecendo nossa imagem por causa dos nossos parceiros e amigos. O espaço aqui no Centro Empresarial Le Monde foi aberto por dispor de um ambiente confortável, onde os funcionários tem SPA e academia para melhorar a qualidade de vida. Disposmos também de um auditório e diversas salas de reuniões não somente para uma melhor qualidade de trabalho para nossos colaboradores, mas também visando melhor atender nossos clientes em treinamento e seleção de cargos executivos e gerenciais. Estou honrada com a presença de todos aqui. Sabemos que só cresceremos através da troca. Aqueles que não conheço, gostaria de marcar um encontro, firmar uma parceria, pois é assim que evoluímos. Gostaria de colocar todos os profissionais da KS Recursos Humanos a disposição das empresas para atender com excelência e crescer com vocês. Quero agradecer a presença da Universidade Estácio de Sá, pois a parte da educação é muito importante para nós. A filial da KS recursos Humanos foi aberta no Centro Empresarial Le Monde para atendermos a demanda da Barra da Tijuca e região oeste estando mais próxima dos clientes dessa região. Mantivemos nossa sede na Av. Rio Branco para continuar a atender com excelência os demais clientes das outras regiões”.

KS Recursos Humanos – Avenida das Américas 3.500 – Centro Empresarial Le Monde – Ed. Hong Kong 3000, sl. 336 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - CEP.: 22640.102
Tels. (21) 3988.3067 / 3988.3070 / 3988.3371

Aprendendo constantemente



Márcia Yunes, Analista de RH da Universidade Estácio de Sá, opinou: "Estamos acostumadas com palestras com determinados focos e esta nos fez pensar no mundo inteiro, na nossa vida, de forma leve e clean, fazendo com que a platéia participe e questionando. Acredito que ele fechou bem a evolução desde AC (Antes de Cristo) até hoje e como vemos que nada mudou, que o ciclo é o mesmo , mas que vamos continuar a aprender"

Favo Movéis na teia do RH Barra


Flávia Benchimol, Coordenadora de RH da Favo Movéis, ressaltou a importância dos encontros realizados pelo Movimento RH Barra: "Acho que os eventos são importantes pela troca profissional e de conhecimento em RH".

Investindo na Crise



Suzane Kubrak, Diretora da KS Recursos Humanos ressaltou ser fã do especialista Antonio Cruz e afirmou: "A palestra mostra que o resultado final de uma ação nem sempre é o que se planeja. Se investirmos no momento da crise quando ela acabar nunca seremos alcançados. O momento é de mudança e investimento e eu assino embaixo tudo que o Antônio falou na palestra".

Entendendo a evolução do comportamento



Marcos Freire da KS Recursos Humanos opinou:"O evento foi excelente, a palestra foi esclarecedora, criando a oportunidade de racionalizar o que está acontecendo hoje em dia"

Sorteio de brindes



A mesa de brindes oferecidos pela LEÕES PAPELARIA e seus parceiros, pela LINKQUALITY e pela GERAÇÃO FUTURO Corretora de Valores.






O palestrante Antonio Cruz recebendo de Suzane Kubrak da KS Recursos Humanos uma cesta de produtos da BIC oferecida pela LEÕES PAPELARIA e seus parceiros.







Adoniro Barbosa da Trevive Consultoria recebendo de Quemuel Dantas da LINKQUALITY e de Suzane Kubrak da KS Recursos Humanos um DVD de Treinamento.





Claudio Teixeira da Associação Comercial de Madureira recebendo de Fabiano Pessanha da GERAÇÃO FUTURO Corretora de Valores e de Suzane Kubrak da KS Recursos Humanos um exemplar do livro "Meninas normais vão ao shopping - Meninas iradas vão à Bolsa".


O Engenheiro Wagner Henriques, especialista em Gestão da Tecnologia da Informação, recebendo de Suzane Kubrak da KS Recursos Humanos um dos brindes sorteados.