segunda-feira, 11 de maio de 2009

E-learning e Gestão do Conhecimento



Na palestra "Boas Práticas do E-learning e Gestão do Conhecimento", o Sócio Diretor da EduWeb Alex Lucena expôs alguns cases de educação à distância e ressaltou: Toda e qualquer ação de treinamento e desenvolvimento tem que estar atrelados aos objetivos estratégicos da organização.


A empresa EduWeb completou 11 anos de mercado. Nascida em 1998, foi a primeira empresa da incubadora da PUC. Centrada em formação profissional, a empresa investe para melhorar a produtividade da empresa através da educação: “ Usamos a plataforma Aula Net, uma ferramenta poderosa de gestão de conhecimento, onde ficam armazenados todos treinamentos, pode-se ministrar aulas e o software faz toda gestão de conhecimento, monitorando todas atividades do aluno. Quando falo de projeto e conteúdo, tem a ver com linguagem, tornar o conhecimento agradável, nosso trabalho é a retenção do aluno. Nossos cursos são quase como um cartoon ( desenho animado). Em certas situações usamos e abusamos do audiovisual. Com certeza, o conteúdo é a grande vedete do nosso trabalho” define Lucena.



Para Lucena, a internet por enquanto é mãe de todas as mídias e pode sim gerar novas oportunidades. Um exemplo é a tutoria on-line um novo paradigma da educação, onde o educador faz parte da construção do conhecimento.


Cases:
Cliente Nextel: Educação para os funcionários

Wilson, Sons: Primeira empresa de comércio marítimo do Brasil. Feito trabalho de recolhimento de conteúdo, onde foram feitas entrevistas com agentes da empresa para captar o conhecimento tácito e explicitando através do treinamento.

Cliente: Petrobrás
Objetivo: Capturar e disseminar competências vitais para a Petrobrás de forma estruturada.
Projeto Alta Competência: Formar novos líderes dos próximos anos. Pessoas impactadas: 22 mil. 250 áreas de conhecimento: Exportação e Produção. Conteúdo: Apostila do curso (inclusive impressa), caderno de atividades, resumo das notas de aula, roteiro de aulas, jogos educativos, e-learning, cd-rom.

Cliente: Bob´s
Academia de talento Bob´s. Público-alvo: 6 mil gerentes. Quadro da empresa: 80% de turn over, ou seja, talentos a todo momento que saem da empresa. Objetivo: Retenção de talentos.
No Bob´s usa-se vídeos com os próprios funcionários

Cliente: Angola
CNTI, prêmio da UNECA (Prêmio da United Nations Economic Comission for Africa)

Visitem o site http://www.eduweb.com.br/

Nenhum comentário: