segunda-feira, 22 de junho de 2009

A Importância do Atendimento Interno em RH


Aconteceu no último dia 18 de junho o 12º Encontro do Movimento RH Barra no campus Tom Jobim da Universidade Estácio de Sá. Durante o evento foi realizada a palestra “Atendimento ao Cliente Interno de RH”, conduzida pela Administradora e Psicóloga Neide Venâncio.

Neide iniciou com a proposta de uma atividade lúdica, onde todos os participantes foram convidados a se abraçarem a fim de se conhecer melhor, dessa maneira a psicóloga pode conduzir os trabalhos de uma maneira mais informal, como uma grande conversa. Um dos pontos fortes do encontro foi a apresentação de slides e de mini filmes onde os profissionais presentes puderam se identificar em diversas situações: “As vezes o atendimento do cliente interno não é tão trabalhado quanto o externo, mas deve-se levar em consideração que quando dentro não é trabalhado, fora se reflete”, pontuou a palestrante.

A psicóloga ressaltou ainda sobre o papel do setor de RH nesse atendimento: “O melhor foco para se trabalhar é atender os funcionários da empresa de modo a garantir a satisfação e o bem-estar deles, para que se sintam motivados e comprometidos com a empresa, contribuindo efetivamente com o resultado, claro sem esquecer-se dos gráficos e planilhas”.

O fundamental, segundo ela, é que o profissional ao fazer um atendimento ele também se relacione com o cliente: “No momento que eu estou atendendo, estou criando um círculo de relação, o atendimento hoje em dia é uma coisa rotineira, querendo ou não temos sempre de atender a alguém, principalmente em uma organização, seja uma ligação, ou um cliente interno ou externo. A diferença do nosso papel enquanto atendimento interno de RH é que precisamos ter o entendimento daquilo que estamos fazendo, pois não adianta atender sem entender do que estamos falando, se não fizer sentido não conseguiremos fazer um bom atendimento”.

Outro ponto marcante da palestra foi a questão do auto-conhecimento: “Se a pessoa não sabe o que ela sabe, como ela poderá passar isso para o outro e ficar atento a imagem que está passando no momento do atendimento?”. O RH vende serviços e o produto dele são as pessoas: “Vende gente, então nós profissionais precisamos ficar atentos, pois escolhemos trabalhar com um produto que se chama pessoas”.

A empresa precisa estar focada no cliente, não só ouvi-los, mas também agir: “Hoje os clientes não compram somente produtos ou serviços, os consumidores interno e externo procuram soluções para os seus problemas e satisfação para os seus desejos”. É necessário ter foco no foco do cliente, isso exige precisão e direcionamento dos objetivos: “O profissional de RH perde o foco muito rápido, quanto maior a demanda mais o profissional de desdobra, quando não se sabe o que é prioridade não se consegue atender as demandas”.

Para Neide os profissionais precisam ter consciência que as ações mudaram: “Precisamos estar atentos e não desistir, funcionários bem atendidos internamente é mais produtivo e atende melhor ao cliente externo”.

Na foto Neide Venâncio, a palestrante

Um comentário:

Anônimo disse...

A Neide além de profissional competente e uma pessoa de excelente bom senso e um amor ao ser humano imenso. Sua experiência é de grande valia a todos.
Parabéns e obrigada Neide
Abço
Grace Paul