sábado, 13 de dezembro de 2008

Educação Corporativa e Estratégia Organizacional



Na palestra “Educação Corporativa : Cenários da Educação do Trabalhador”, a Mestra Eleonora Jorge Ricardo ressaltou que a realidade atual do mercado exige educação continuada: “Hoje estamos vivendo um novo contexto, a escola não pode abater a ansiedade e questionamentos e acreditar que o aluno é uma caixinha cheia de compartimentos. O jovem logo se encontra no mercado de trabalho descontextualizado. A escola tem que formar o aluno dentro de um contexto de globalização e de tecnologia de informação e isto não acontece. A empresa vem preenchendo as lacunas que vem da escola. Não tem como pensar em educação corporativa, sem falar primeiro sobre que tipo de trabalhador, as empresas estão recebendo”.

Eleonora acredita que a Educação Corporativa é essencial para alcançar competitividade e ganhar mercado interno e externo: “A necessidade de registrar e disseminar o conhecimento construído dentro da empresa gera a Educação Corporativa. As corporações que adotam esta prática tem como fonte principal o próprio trabalhador da empresa, que acaba sendo autor da maior parte dos conteúdos construídos nos cursos. Cada vez mais, a empresa percebe que investir em educação é estratégico e também faz parte da responsabilidade social com o trabalhador. Uma pesquisa mostra que dentre as 150 melhores empresas para trabalhar (Você S/A - Exame), 90% desenvolvem ações de Educação Corporativa”.

Alguns dados:
Pesquisa realizada pela especialista Marisa Eboli et AL (2006) aponta que 87,2 das empresas usam e-learning e somente 10,3% não usam. Segundo Eleonora, a cada dia as empresas entendem que através do EAD podem atingir o trabalhador de um modo individualizado e proporcionar interação e práticas entre profissionais de diversos estados, diminuindo fronteiras.

Resultados do MDIC mostram que 70% das ações em Educação Corporativa já se encontram consolidadas

Nenhum comentário: