quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Boas Festas!

*
A todos os nossos amigos, parceiros,


apoiadores e colaboradores desejamos



FELIZ NATAL


e um próspero


2010!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Nunca é tarde para aprender ...


A Psicóloga Yolanda Braconnot, Pós-graduada em RH, no encontro XVII do Movimento RH Barra realizado no dia 10 de dezembro na Universidade Estácio de Sá (Campus Tom Jobim) iniciou sua palestra com o seguinte questionamento: adulto gosta de aprender, mas será que gosta de ser ensinado?

Através da metodologia VAI (Vivencial Aprendizagem Integrada) criada pela psicóloga, há três meios de aprender: Cognitiva (através do pensar), Emocional (através do sentir) e Vivencial (através do agir). Para Yolanda, a expectativa do VAI é de gerar idéias práticas.

A palestra interativa com o público com canções e exercícios demonstrou que é possível aprender de modo prazeroso. Yolanda pontuou 10 leis que ajudam no aprendizado:

1 – Gama de conhecimento e experiências anteriores
O adulto já traz algumas verdades que podem contribuir ou atrapalhar no processo de aprendizado

2 – O aprendizado pode e deve ser divertido
É importante o aprendizado ser agradável

3 – Os adultos precisam sentir a necessidade de aprender

4 – O ambiente deve ser amistoso e prazeroso
Não é frescura ter cuidado com o ambiente e a infraestrutura

5 – Significação - O adulto sempre busca uma resposta para a questão: O que significa para mim?

6 – Como colocar em prática
Os participantes devem evidenciar e saber colocar em prática

7 – Os participantes precisam se sentir co-responsavéis pelo processo de aprendizagem , por essa razão é importante colher expectativas e estabelecer compromissos

8 – Os participantes precisam passar do conhecido para o desconhecido, evitar a repetição

9 – Precisam receber constante feedback

10 – Aprender a envolver uma comunicação bilateral

Regra Dourada do 7/20


A cada 7 minutos mude o que está vendo
A cada 20 minutos mude a fala e o momento.

Lembre-se, o conteúdo é o que se aprende. O processo é como se aprende. No aprendizado os dois devem ser dosados.

A metodologia VAI, apoiada nos conceitos da Andragogia para estimular adultos a aprender, parte do pressuposto que o adulto gosta de aprender, mas não gosta de ser ensinado.

É bom sempre ter em mente que existem pessoas que usam o lado do cérebro esquerdo (racional), outros o direito (emocional). É importante saber equilibrar os lados e usar uma comunicação que estimule as pessoas.

FUNDAMENTAL

O Fundamental em qualquer atividade é o respeito pela empresa e pelo grupo.

Ferramentas de aprendizado: Trabalhos de grupo; Dinâmicas de grupo; Jogos vivenciais\cooperativos; Músicas; Vídeos; Metáforas; Fábulas; Teatro\Dramatização; Simulações: Vitalizadores; Parabólas.

Email da palestrante:
yolanda@ventoseventos.com.brr

Furnas no RH Barra



Hamilton Ribeiro ressaltou: A palestra resumiu os principais pontos com uma didática muito boa. Você percebe que ela aplica tudo que está falando.


Jorge Spinola, também de Furnas, disse: Excelente palestra. Estava reticente de vir porque tenho várias especializações na área e lido com isto, mas me surpreendi.

Amil no Rh Barra


Leonor Chinelli da Amil opinou: Gostei muito. Achei interessante pois a didática aplicada pela palestrante foi maravilhosa e bem dinâmica.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Brindes!


Os já tradicionais brindes doados pelos parceiros do RH Barra!









A palestrante foi homenageada pela Universidade Estácio de Sá com um lindo quite de mesa entregue por Bruna Morais e pela DELLO com um arquivo organizador entregue por Ademilson Pereira.





A BIC/PIMACO também presenteou a palestrante com uma cesta de produtos.







Fernando Filho da Leões Corporation entregando diversos brindes sorteados:











Dica de leitura




Gestão Estratégica de Pessoas

Autor: Boas, Ana Alice Vilas; Andrade, Rui Otavio Bernardes

Editora: Elsevier - Campus

Categoria: Administração / Administração Geral

Gestão estratégica de pessoas tem uma abordagem nascida dentro da era da gestão por competências com o enfoque estratégico da gestão de pessoas. O livro parte de uma análise histórica das relações de trabalho para construir a noção do diferencial trazido pelas pessoas dentro do ambiente competitivo atual. Menos descritivo que a maior parte dos livros da área, os autores se dedicam a analisar as relações entre empresa e colaboradores a fim de obter o melhor resultado através da satisfação dos colaboradores.
Principais Características:

• Conteúdo com ênfase em gestão por competências;
• Estrutura didática;
• Autores muito reconhecidos na área.
Boa leitura!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

XVII Encontro com Yolanda Braconnot

A Coordenação do Movimento RH Barra convida todos aqueles que lidam com a área de Recursos Humanos nas Organizações para a comemoração de seu XVII Encontro com o tema “COMO ESTIMULAR A APRENDIZAGEM EM ADULTOS DE FORMA EFETIVA E PRAZEROSA”, no dia 10 de dezembro (quinta-feira) das 8h30 às 11h00, na Universidade Estácio de Sá – Campus Tom Jobim, na Avenida das Américas no 4.200 Bloco 11 – Sala 202, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

A Palestrante:

Psicóloga, Pós-Graduada em RH, lecionou em várias Universidades (RJ e POA) e atualmente é professora do MBA de RH da FESO (Teresópolis). Atua há 30 anos no desenvolvimento de pessoas e organizações nos mais diversos segmentos. Criadora da Metodologia VAI – Vivencial de Aprendizagem Integrada, possui vasta experiência e comprovada competência na condução de Workshops, Cursos e Palestras em âmbito Brasil, tendo como recorde de público três mil participantes.

O Tema:

O adulto gosta de aprender, mas será que gosta de ser ensinado? A experiência acumulada dos adultos favorece ou dificulta o aprendizado? Que ferramentas e metodologias podem auxiliar o adulto a “aprender a aprender” e “aprender a desaprender?” Essas e outras questões serão abordadas de forma interativa e divertida.

As inscrições são gratuitas e devem ser encaminhadas informando obrigatoriamente o nome completo, a empresa, o cargo, um telefone de contato e e-mail para movimentorhbarra@hotmail.com

Vagas restritas a 2 representantes por empresa, sujeitas a confirmação e limitadas a 50 inscrições.

Para mais informações:
(21) 8891.0886 ou 9888.2847 - Adm. Psi. Neide Venâncio.

Programação:

8h20 – Credenciamento
8h30 – Café de integração
9h00 – Abertura
9h20 – Palestra
10h20 – Debate
10h30 – Sorteio de brindes
11h00 – Encerramento


sábado, 14 de novembro de 2009

Criatividade é a alma do negócio



O Administrador Alexandre S. Girão apresentou a palestra "Criatividade - um privilégio de todos" durante o XVI Encontro do Movimento RH Barra realizado no dia 12 de novembro na Universidade Estácio de Sá - Campus Tom Jobim.

Girão lembrou que quando uma pessoa tem um problema, dentro da memória dela existem regras, crenças e valores que acabam bloqueando o processo criativo : “Uma criança resolve às vezes a questão de um modo mais rápido porque não tem regras, nem crenças e valores ainda construídos” lembrou ele.

O professor ainda forneceu algumas dicas importantes para estimular a criatividade como escovar os dentes com a mão esquerda, ler textos de cabeça para baixo e fazer um trajeto de carro ou a pé: “O costume é consciente e o hábito é inconsciente” ressaltou.

A realidade externa é percebida através de 5 sentidos: Visão, Audição, Cinestesia, Olfato e Gustação. Mas todos os sentidos passam por filtros da pessoa, omitindo, generalizando ou distorcendo a realidade e gerando uma representação interna, um estado mental que até pode gerar um efeito fisiológico. A criatividade depende da motivação, informação e capacidade de raciocínio. A velocidade do processamento da informação depende indiretamente das experiências vividas pela pessoa: “ Já faz tempo que somente um engenheiro mecânico poderia ter idéias criativas sobre engenharia mecânica. A velocidade para criação de informações é muito maior do que há 10 anos atrás, a acessibilidade é muito maior” pontuou Girão.

Barreiras para criatividade
Auto suficiência
Perfeccionismo
Intelecto
Crença limitante
Estrelismo
Hábitos

“A melhor forma de ter uma grande idéia é ter um monte de idéias” Linus Paling

INEXH no RH Barra


Cássia Cristina Breia do Instituto Nacional de Excelência Humana opinou: “Eu não conhecia os encontros do RH Barra, apesar de conhecer o assunto, acredito que a palestra foi boa para abrir a mente e de focar na liberdade de expressão”.

Brindes

O palestrante recebe o lindo brinde da BIC\PIMACO
Como em todos os encontros do Movimento RH Barra, a Leões Corporate, a BIC/PIMACO, a 3M e a Dello fizeram a festa sorteando diversos brindes.

Foram sorteadas as seguints participantes:

Ana Paula Toledo do Ponto Forte Segurança e Vigilância
Sonia Tereza do RH - LF
Ana Matos do SENAI CETIQT
Cristina Linhares da NK Power
Eliana Mauro do SENAC Nacional
Laura Negro dos Supermercados Mundial
Cássia Cristina Breia do INEXH
Anna Paula do Santa Mônica Centro Educacional
Julie Cristina Freire do Santa Mônica Centro Educacional

domingo, 25 de outubro de 2009

5o. Congresso de RH do Leste Fluminense

Ocorreu nos dias 21 e 22 de outubro último nas instalações do Clube Português de Niterói o 5o. CONGRESSO DE RECURSOS HUMANOS DO LESTE FLUMINENSE organizado pelo Instituto RH-LF.

O tema central foi "PESSOAS EM MOVIMENTO - OUSADIA EM UM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO".

A Palestra Magna abordou o tema "Cenários e Tendências - Inovações no mundo do trabalho" e foi proferida pelo Prof. José Pastore, titular da Faculdadde de Economia e Administração e da Fundação Instituto de Administração, ambas da USP, e consultor em relações do trabalho e recursos humanos.





O evento foi uma excelente oportunidade de negócios e encontro dos Profissionais de Recursos Humanos do Rio de Janeiro. Na foto, da esquerda para a direita, Neide Venâncio (RH Barra), Antoniel Bastos (BuscaRH - Grupo Probus), Jorgeana Cardoso (ProEduc) e Luiz Henriques (RH Barra).

Dentre os expositores da Feira do Congresso detacou-se a participação do estante da Delegacia Regional de Niterói do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro.








Na foto, da esquerda para a direita, Sonia Thereza (RH-LF), Isa Oliveira (RH-LF), Luiz Henriques (RH Barra) e Neide Venâncio (RH Barra).

A Coordenação do Movimnto RH Barra parabeniza a Presidente do RH-LF Isa Oliveira e a toda a sua equipe pela organização e pelo sucesso do evento.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Daniel Godri: O motivador



Na lotada palestra de Daniel Godri no Ribalta realizada na noite do dia 16/10, Carlos Alberto do IAPP iniciou o evento agradecendo a colaboração de todos, inclusive do RH Barra e apresentou o palestrante, idealizador do Instituto de Marketing do Brasil.

Na foto, o Adm. Prof. Luiz Henriques ao lado do palestrante Daniel Godri.

Godri lembrou alguns pontos essenciais para a venda como:

Quem não é visto , não é lembrado: “Você está só mandando e-mail ou telefonando ou está sendo visto. O cérebro lembra muito mais das perdas, do que as vitórias. Ficar escondido é a zona do conforto. A cabeça comanda o corpo e o corpo convence o cérebro “ chamou atenção Godri.

É importante melhorar a auto-estima.

Se quiser melhorar a cada dia é necessário se dar o valor. Nada tira o seu valor.

Não é preciso ter medo de envelhecer e sim de ficar desatualizado

Todo dia é necessário superar expectativas. “Não adianta só se motivar, é importante se capacitar” ensina Godri

É necessário Conhecimento, Habilidade, Resultados, Meritocracia (méritos).

A marca vale ouro

Pare de olhar o problema e veja soluções

Movimento RH Barra presente na palestra de Daniel Godri

Uma comitiva do Movimento RH Barra esteve presente na palestra Vendas e Atendimentos de Daniel Godri, o segundo maior palestrante rankeado segundo a Veja.
Godri disse exclusivamente para o RH Barra o segredo do sucesso: Acreditar em si mesmo, no país, no trabalho, nas pessoas e em Deus.
Na foto, da esquerda para a direita, Tatiana Couto (AIB), Rosangela Arruda (LHR), Neide Venâncio (Coordenação RH Barra), Ilma Lima (ProQualifica), Elisabete Gomes (EOG), Luciano Ignácio (LHR), Alexandre Girão (ABRA), Luiz Henriques (Coordenação RH Barra) e José Ricardo (ACF Rio das Pedras).

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Palestra no CRA de Volta Redonda

Os Coordenadores do Movimento RH Barra, Adm. Luiz Henriques e Adm. Neide Venâncio estiveram no último dia 3 de outubro no Município de Volta Redonda, onde realizou-se o ENCAD - Encontro de Administradores do Interior.

O evento ocorreu na Câmara Municipal de Volta Redonda (foto ao lado) para um público de Administradores e estudantes de Administração de Empresas da Região Sul Fluminense.

Na ocasião Luiz e Neide apresentaram o painel: "A HORA DE INVESTIR EM PESSOAS". O tema foi dividido em três momentos: RH ESTRATÉGICO; ATRAÇÃO E SELEÇÃO DE TALENTOS e COACHING.

Na foto, da esquerda para a direita, o Adm. Luiz Henriques, o Adm. Agamêmnom Rocha Souza (mediador do Painel), a Adm. Neide Venâncio e o Adm. Marco Aurélio LIma, Delegado do CRA/RJ para a Região Sul Fluminense.

O RH Barra parabeniza ao Adm. Wallace Vieira, Presidente do CRA/RJ, a Adm. Elizabeth Bastos e a toda a equipe pelo sucesso do evento.

sábado, 10 de outubro de 2009

Educação na Era do Conhecimento


No dia 8 de outubro, o XV Encontro do Movimento RH Barra teve como palestrante a Mestra Eleonora Jorge Ricardo, autora do livro : “Educação Corporativa e Aprendizagem: As Práticas Pedagógicas na Era do Conhecimento”. No inicio, a palestrante lembrou que o espaço criativo está perdendo espaço no dia a dia das pessoas: “Geralmente as pessoas não tem tempo para aprender ou relaxar , ou mesmo aprender com nós mesmos e dar asas a nossa imaginação” lembrou.


Assim, começou a palestra fazendo um exercício de relaxamento apagando as luzes, colocando uma música suave e pedindo para todos os presentes fecharem os olhos e se transportarem para um local e criarem algo . No fim do exercício, perguntou para alguns presentes para onde foram e se criaram algo. Eleonora afirmou que a criação é o primeiro passo para inovação: “Como podemos pensar que um trabalhador pode trazer inovação e criação, sem passar por um processo de estimulação? A inovação só vai acontecer, quando liderarmos a capacidade inventiva que nós temos. Quantas vezes a capacidade inventiva é anulada a cada dia? É anulada nas escolas, nas empresas, em casa. Deve haver um processo em que as pessoas sejam estimuladas para a capacidade criadora. Todos nós somos criadores e temos capacidade de criar algo ou transmutar. Pensar na capacidade inventiva foi um dos tópicos do livro que escrevi. O conhecimento se torna um ativo intangível” ressaltou ela.

Citando Edgar Morin, Eleonora lembra que ele fala que globalização não é nenhuma novidade e que cada processo da globalização vive uma crônica diferente. Logo após, a palestrante mostrou um vídeo de Morin que, em sua entrevista, propõe uma reforma na educação: “Hoje consigo fazer um tour virtual por bibliotecas, museus. É possível disseminar a informação. Saímos do foco regional. As empresas estão no processo de internacionalização e muitas vezes perdem sua identidade. Temos que pensar na coletividade, trabalhar em grupo não é fácil, é necessário pacto e alianças e especialmente a permissão para o outro interagir” pontuou.
Para demonstrar como é importante o trabalho em grupo, Eleonora mostrou o vídeo de um sapateado, pontuando alguns tópicos importantes como liderança, integração e desempenho: “O espírito inventivo pode ser aplicado na empresa através de processos educacionais” ressaltou ela.

Eleonora lembrou que Edgar Morin fala de transdisciplinariedade para lidar com todas as transformações que a sociedade tem passado: “ Um livro tem um sumário, tem uma ordem. Quando você está na internet, acabou isso. Pode entrar em qualquer ponto, sair e entrar em outro lugar. A lógica cartesiana morreu. Estamos na era do pensamento complexo. Um profissional fustigado e reprimido não aprende. É necessário investir em um profissional, mesmo que ele hoje está na empresa e amanhã não. Só assim a empresa vai crescer. O importante é a contribuição que o funcionário irá deixar. Cada empresa tem que procurar desenvolver seu grupo criativo. É necessário desconstruir o sistema já superado. Tudo está em rede e interligado. Hoje não adianta pensar que só a formação que uma pessoa tem é suficiente. A cada segundo existe uma transformação. Se antes estávamos em um sistema de produção, onde o valor era riqueza, hoje o conhecimento é a riqueza. Que trabalhadores queremos nas empresas?” Questionou ela.

Inovação = Autoria = Criatividade = Autonomia
Para exemplificar, Leonora lembrou de Santos Dumont que trouxe uma tecnologia e marcou história.

Na foto: A palestrante Eleonora Jorge Ricardo
Crédito foto: David Nkrumah

Pesquisa mostra importância das Ciências Sociais

No estudo da mestranda, 32 empresas participaram. Onde ela escolheu as melhores empresas que apareceram na Revista Exame que foram premiadas e investiram em responsabilidade social ou com Universidades Corporativas. Na pesquisa, no primeiro momento, foi concluído que as empresas que investiam em educação corporativa e capacitação profissional, adotavam o processo por três motivos: Aprendiam porque não possuíam formação técnica para determinada área; não tinham profissionais suficientes para as demandas e eram tão especificas as necessidades que o profissional não estava preparado.

No segundo momento na pesquisa, três formações acadêmicas ficaram em foco nas Universidades Corporativas: Administração, Pedagogia e Psicologia: “Treinamento e desenvolvimento não é o mesmo que educação corporativa. São processos educacionais complexos. Estamos falando de avaliação, aprendizagem e se o processo impactou o profissional no desenvolvimento das ações dele dentro da empresa. A necessidade dos pedagogos nas empresas está a cada dia crescendo. Só há um problema, o pedagogo precisa ter vários subsídios como a administração, por isto as empresas precisam pressionar as faculdades para o desenvolvimento das disciplinas para dar condições ao pedagogo de atuar dentro da empresa” ressaltou Eleonora Jorge Ricardo.

Crédito fotos: David Nkrumah

Professor acredita na formação do profissional


Alexandre Girão, Administrador, consultor e professor, opinou: “A palestra foi muito educativa em relação a importância e a aplicabilidade da educação dentro das empresas. Falta a empresa elucidar a importância do ensino da corporação para formar melhor o seu profissional”.

Na foto: Alexandre Girão
Crédito: David Nkrumah

Wiabiliza aposta na capacitação profissional


Antonio Carlos da Wiabilza disse: “Achei muito interessante, ela abordou temas importantes. As empresas precisam se conscientizar que precisam pensar em treinamento e capacitação dos funcionários. Essa área está muito carente. As empresas onde trabalhei não tinham a missão de desenvolver o profissional e o talento”.

Na foto: Antonio Carlos
Crédito foto: David Nkrumah

Senai/Cetiqt apostando na Educação

Ana Matos do Senai/Cetiqt avaliou: “Achei muito boa, já tenho os livros da palestrante. O enfoque dela é muito importante: Saber a diferença do treinamento para educação. Está na cabeça das empresas treinar, treinar, treinar, sem educação. O contexto é maior com a finalidade de formar profissionais para a empresa e para o mundo”.

Na foto Ana Matos, do Senai\Cetiqut
Crédito foto:David Nkrumah

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Lei que cria Dia Estadual do Profissional de RH avança


Na reunião do Movimento RH Barra realizada no dia 8 de Outubro na Estácio de Sá - Campus Tom Jobim, o Prof. Adm. Luiz Henriques atualizou as informações a respeito da criação do Dia Estadual do Profissional de RH, que será comemorado em 10 de dezembro. O Projeto de Lei 1681\2008 de autoria do Deputado Estadual Fábio Silva teve parecer favorável na Comissão de Constituição de Justiça e na Comissão de Trabalho e Seguridade Social. Em setembro último a matéria foi votada em Plenário e aprovada em primeiro turno. Espera-se que em outubro seja apreciada em segundo turno e aprovada definitivamente pelo Poder Legislativo do Estado do Rio de Janeiro. Após, o Projeto de Lei seguirá para a sanção do Governador Sérgio Cabral.

Na foto o Prof. Adm. Luiz Henrique
Crédito foto: David Nkrumah

RH Barra apresenta parceria com IAPP e abre espaço para novos grupos


Outra novidade apresentada no encontro de outubro do Movimento RH Barra foi a parceria com o IAPP (Instituto de Aperfeiçoamento Pessoal e Profissional). O representante Carlos Alberto aproveitou o encontro para sortear 10 ingressos gratuitos para a palestra de Daniel Godri: “É o inicio de um projeto aqui na Barra da Tijuca. Agora me surpreendo com o bairro, pois o evento já está praticamente lotado com 1300 pessoas” ressaltou ele.

O Prof. Adm. Luiz Henriques lembrou que o RH Barra está sempre aberto a participações seja de pessoas físicas, representantes de empresas ou de consultorias. Em seguida passou a palavra para Marcia Constantini, representante da ABRH, anunciar o evento no dia 28 de outubro "Dia D da Carreira" sobre os seguintes grandes temas: nova lei de estágio, redes sociais, geração Y, competências e gestão de carreira.

Na foto: Carlos Alberto do IAPP e Marcia Constantini da ABRH
Crédito foto: David Nkrumah

Muitos Brindes no RH Barra

Como em todos os encontros do Movimento RH Barra, muitos brindes foram distribuídos. Ao lado Marizete Sathler da BIC/PIMACO premiando a palestrante. Ademilson Maciel da DELLO sorteou ao público vários organizadores. Outro apoiador a Leão Corporate também estava presente. A novidade foi o sorteio de 10 ingressos gratuitos para a palestra de Daniel Godrin, cedido pelo IAPP e o livro da palestrante Eleonora Jorge Ricardo.

Receberam brindes da BIC/PIMACO/3M/DELLO: Ana Lúcia Yomura (Universidade Estácio de Sá); Carla Santiago (Colégio Jarita Ltda.); Cintia Pinheiro (Toulon Modas Ltda.); Cristina Linhares (NK Power Desenvolvimento Profissional); Fabiana Ribeiro Frazão (Diamante Segurança e Vigilância Especial Ltda); Mariana Gomes Meneghetti (Academia Werner Coiffeur).

Receberam os convites da palestra de DANIEL GODRI: Alexandre S. Girão (ABRA); Ana Matos (SENAI/CETQT); Ilma Lima (ProQualifica); Jorge Kleber Lima Linhares (NK Power Desenvolvimento Profissional); Keli Cristina de Aquino Lemos Nizzo (Technicare Instrumental Cirúrgico Ltda.); Luciano Inácio de Jesus (LHR Consultoria); Marcia Brasil (Colégio de Aplicação Rosa Chamma Ltda.); Maristela Faria Dantas Cardoso (Alma Desenvolvimento Humano); Michelle Guerra (TAO Promoções e Eventos); Neusa Maria de Assis Mendonça Pereira (Exfort Locaçao de Veículos e Serviços Ltda.).

Veja todas as fotos do evento:

http://cid-25c6e8d4db408b9f.skydrive.live.com/browse.aspx/RH%20Barra%202009?ct=photos&sa=675469035


Fotojornalista: David Nkrumah


Texto: TC Empreendimentos Jornalisticos LTDA
Tatiana Couto

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

GC e Inovação são temas do 14o.RH Barra


No encontro do Movimento RH Barra de Setembro, realizado na Estácio Tom Jobim no dia 17, o tópico abordado foi : O que podemos aprender com Nonaka e Takeuchi? A palestra foi apresentada pelo Professor Fernando Goldman da Sociedade Brasileira de Gestão de Conhecimento, na sua segunda apresentação pelo Grupo RH Barra.
O capital intelectual , o conhecimento e a inovação foram os assuntos principais expostos. Segundo Goldman, o conhecimento só existe no ser humano e no conhecedor: “Quanto mais o conhecedor é especializado, mais cresce o conhecimento. É importante salientar que a inovação só será viável através de um especialista. Muitas empresas procuram a solução mágica através da tecnologia”.

Goldman lembrou as três fases da Gestão do Conhecimento (GC), focando na segunda fase onde Nonaka e Takeuchi , com o livro Criação de Conhecimento na empresa: como as empresas geram a dinâmica da inovação, são considerados as figuras representativas. No entanto as idéias dos autores não consideradas a 2ª fase de GC, já que uma das idéias dos autores é que o conhecimento tácito não pode ser explicitado e que criar conhecimento é um trabalho social.

Na 3ª fase do GC em 2002, baseada no conteúdo é textual e da importância do contexto, mostra a importância das narrativas e da experiência pessoal de cada um: “ Não existe nenhuma forma direta de transmitir conhecimento, é necessário transmitir conhecimento e transformar a informação (seja no escrito, falado, etc) para que a pessoa de acordo com o contexto, adquira conhecimento” ressaltou Goldman.

Outro ponto abordado no livro de Nonaka e Takeushi é que as empresas não apenas processam conhecimento, elas o criam. Enquanto o conhecimento do individuo vem de uma crença justificada ou da capacidade eficaz e tomadas de decisões, na empresa é através da junção de conhecimentos: “os autores propõem uma resposta como criar o conhecimento organizacional. Como o gerente precisa de métodos e não de teorias, os dois autores são criticados. Mas eles nunca se preocuparam em criar ferramentas mágicas” lembrou Goldman.

Em um dos exemplos do Livro, Goldman mostrou o Projeto Honda City de 1978 que foi o primeiro carro desenhado com uma proposta jovem e acabou sendo modelo de muitos carros atuais.

A Gestão do Conhecimento utiliza do Modelo Sesi (Socialização , Externalização , Internalização e Combinação). Sendo a socialização o meio de compartilhar e criar conhecimentos; a socialização (compartilhar e criar conhecimentos), externalização (articulação do conhecimento tácito), internalização (aprender e adquirir novos conhecimentos). Mas como ressalta Goldman é importante ler o livro e entender como aplicar o modelo, afinal toda empresa precisa de conhecimento, inovação e empreendorismo.

foto do Palestrante Fernando Goldman
Crédito: David Nkrumah