sábado, 13 de dezembro de 2008

60 anos da Declaração dos Direitos do Homem


O Professor Administrador Luiz Henriques abriu o 8o. Encontro do Movimento RH Barra lembrando que neste mesmo dia – 10 de dezembro de 1948 – a ONU reconhecia a Declaração Universal dos Direitos do Homem: “São 60 anos para avaliar o que a humanidade ainda não fez. Nós, Profissionais de RH, devemos pensar e repensar nosso papel dentro das organizações no sentido de buscarmos sempre a felicidade de nossos colaboradores. O Artigo 1 determina que todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São todos dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade. Hoje, incluiríamos um fator fundamental: a emoção que nos torna seres humanos. Por isto o grupo RH Barra escolheu este dia para propor a criação do Dia do Profissional de RH. O projeto de autoria do Dep. Fábio Silva já teve parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça da ALERJ e agora segue para a análise da Comissão de Trabalho. Esta não é uma luta minha e sim de todos. Começamos no dia 8 de maio e buscamos em nossos encontros mensais trazer amigos, colaboradores e sempre um assunto interessante para ser debatido. Ainda gostariamos de agradecer a Universidade Estácio de Sá pelo apoio institucional e a Leões Corporate e seus parceiros: Pimaco, 3M, Dello e Maped pelos brindes oferecidos. Agradecemos também a Vip RH Gestão & Pessoas, a Leões Corporate e a Simetria pelo apoio financeiro".

Fechamento de 2008 foi um grande sucesso!

O último evento do Movimento RH Barra no ano de 2008 ocorreu no Auditório Nobre do Campus Tom Jobim da Universidade Estácio de Sá e foi coroado de grande sucesso.
Com um número cada vez maior de participantes, as reuniões mensais do grupo já se tornaram parte integrante do calendário dos Profissionais de Recursos Humanos do Rio de Janeiro.

O primeiro bloco deste 8o. Encontro foi marcado pela palestra “EDUCAÇÃO CORPORATIVA: CENÁRIOS DA EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR” que foi apresentada pela Mestra em Educação Eleonora Jorge Ricardo. Em sua fala a palestrante ressaltou que a realidade atual do mercado exige educação continuada. No segundo bloco o Dr. Mozart Gomes Ferraz – Coordenador Nacional da Universidade Corporativa dos Correios apresentou o Case “UNICO”. O nível de palestrantes e uma ássistência muito atenta contribuiram para que os assuntos fossem bem contributivos.

Parabéns a todos!

Educação Corporativa e Estratégia Organizacional



Na palestra “Educação Corporativa : Cenários da Educação do Trabalhador”, a Mestra Eleonora Jorge Ricardo ressaltou que a realidade atual do mercado exige educação continuada: “Hoje estamos vivendo um novo contexto, a escola não pode abater a ansiedade e questionamentos e acreditar que o aluno é uma caixinha cheia de compartimentos. O jovem logo se encontra no mercado de trabalho descontextualizado. A escola tem que formar o aluno dentro de um contexto de globalização e de tecnologia de informação e isto não acontece. A empresa vem preenchendo as lacunas que vem da escola. Não tem como pensar em educação corporativa, sem falar primeiro sobre que tipo de trabalhador, as empresas estão recebendo”.

Eleonora acredita que a Educação Corporativa é essencial para alcançar competitividade e ganhar mercado interno e externo: “A necessidade de registrar e disseminar o conhecimento construído dentro da empresa gera a Educação Corporativa. As corporações que adotam esta prática tem como fonte principal o próprio trabalhador da empresa, que acaba sendo autor da maior parte dos conteúdos construídos nos cursos. Cada vez mais, a empresa percebe que investir em educação é estratégico e também faz parte da responsabilidade social com o trabalhador. Uma pesquisa mostra que dentre as 150 melhores empresas para trabalhar (Você S/A - Exame), 90% desenvolvem ações de Educação Corporativa”.

Alguns dados:
Pesquisa realizada pela especialista Marisa Eboli et AL (2006) aponta que 87,2 das empresas usam e-learning e somente 10,3% não usam. Segundo Eleonora, a cada dia as empresas entendem que através do EAD podem atingir o trabalhador de um modo individualizado e proporcionar interação e práticas entre profissionais de diversos estados, diminuindo fronteiras.

Resultados do MDIC mostram que 70% das ações em Educação Corporativa já se encontram consolidadas

Case UNICO



O Dr. Mozart Gomes Ferraz, Coordenador Nacional da Universidade Corporativa dos Correios, apontou que educação na empresa sempre foi fundamental: “Hoje a empresa é o que é, porque tem um projeto de educação muito forte. Temos 5 grandes centros de educação no Brasil e isto se transformou em educação corporativa. A Universidade Correios funciona em Brasília. A empresa hoje é a maior empregadora do país com 111 mil trabalhadores. Como fazemos uso intensivo de mão de obra, necessitamos de qualificação específica, ou seja, ou eu preparo estas pessoas a se encaixar na empresa, ou perco tempo. Ao montar a estrutura de ensino, nosso objetivo acima de qualquer coisa foi o fortalecimento da marca Correios. Nosso processo de educação chega em toda a empresa. Acredito que os programas de educação corporativa precisam estar alinhados com as estratégias empresariais. Toda empresa precisa trabalhar em sintonia, educando toda uma cadeia de valor. Em 2009 criaremos uma matriz de capacitação de desenvolvimentos que será um programa de gestão de conhecimento”.

Sobre o PLENA (Plano de Educação Nacional), Ferraz explica que o método se consolida através de três eixos: cenário institucional (eixo A), ferramentas empresariais (eixo B) e auto-desenvolvimento (eixo C). No eixo A, prevê que todo funcionário da ECT deve fazer um curso de cidadania postal. No eixo B, existem cursos específicos para a área funcional, onde todas as áreas são convidadas para participar de debates para definir os conteúdos desejados pelos funcionários. No eixo C, a empresa pode fornecer bolsas de estudo para graduação, pós-graduação e cursos de idiomas

Dados

Em 1978 foi criada a Escola Superior de Administração Postal
2002 Começou a formatação da Universidade Correios
Os 5 centros estão distribuídos no Rio, São , Minas, Brasília e Pernambuco com 157 salas de aula
Em 2009 o Correios irá implantar um novo PCCs

Homenagens aos Palestrantes











Os palestrantes do 8º. Encontro foram homenageados com a entrega de placas comemorativas oferecidas pela empresa Planetarium Brindes.

Muitos sorteios


A Leões Corporate Papelaria, a Geração Futuro Banco de Investimento, a Qualitymark Editora, o Jornal do Comércio, a Linkquality Vídeos de Treinamento e a Rádio Melodia FM forneceram lindos brindes que foram sorteados para a platéia do 8o. Encontro.

Na foto, o Empresário João Gilberto da Leões Corporate entrega um dos brindes sorteados.


O Consultor José Bonifácio (Boni) da Simetria Terceirizados e Temporários entrega a uma participante outro brinde sorteado.

Momentos de descontração



A Vip RH Gestão & Pessoas, a Leões Corporate Papelaria e a Simetria Terceirizados e Temporários, patrocinadoras do evento nas categorias ouro, prata e bronze respectivamente, ofereceram o café da manhã e o coffee break para os participantes do 8º Encontro do Movimento RH Barra. Foi um verdadeiro networking onde palestrantes e participantes trocaram cartões em um ambiente bastante animado.

Um banquinho e um violão...





Luciano Ignácio de Jesus, Consultor da LRH Consultoria e participante do Movimento RH Barra, contribuiu para um momento de lazer com seu violão cantando na abertura do 8o. Encontro.

Abrindo as portas para o futuro


Alunas e ex-alunas do curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá estiveram presentes ao 8o. Encontro. Além delas, também estudantes da Universidade Cândido Mendes, da UNICARIOCA e da UERJ prestigiaram o evento.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Laços em RH



Isa Oliveira e Silva e Sonia Thereza do Instituto RH LF (Leste Fluminense) estiveram presentes ao último encontro de 2008. “O principal objetivo de estar aqui é conhecer o trabalho do RH Barra, porque fazemos parte de um grupo do outro lado da ponte e também para conhecer outras pessoas e claro aumentar nosso networking” ressaltou Isa

Palestras com legimitidade


Roberto Mattoso do IBGEN avaliou: “ As duas palestras foram excelentes, tiveram visões complementares, uma foi mais educativa; a outra contou a experiência da própria instituição. Todos palestrantes têm altíssima legitimidade. Além disto, o evento foi muito bem montado dentro do tempo disponível e próprio para o networking”.

Educação Corporativa como agente transformador


Cristina Menezes da Casa da Moeda declarou: “Achei importante o tema, acredito que a educação corporativa é um agente de transformação, que auxilia na valorização do ser humano dentro e fora da organização”

Empresa e Sociedade


Cláudia Vasconcelos da Technip avaliou a palestra de Eleonora JR: “Muito interessante. Acredito que a empresa tem um papel de educação dentro da sociedade. E a primeira vez que estou participando do encontro do RH Barra e achei bastante produtivo para as empresas discutirem assuntos do dia-a-dia".

RH Barra recebe a ABRH Rio



A Associação Brasileira de Recursos Humanos - Rio de Janeiro esteve presente ao 8o. Encontro através de sua Coordenadora de Relacionamento Gleice Carla P. de Moraes.


Na foto, Gleice Moraes recebendo uma lembrança do 8o. Encontro das mãos da universitária da UNESA Carla Sampaio.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Geração Y: Os novos profissionais no mercado


No sétimo encontro do Movimento RH Barra realizado no dia 13 de novembro no Campus Tom Jobim da Universidade Estácio de Sá, patrocinado pelas empresas VIP RH Gestão & Pessoas e SIMETRIA Serviços Empresariais, a Pisicóloga e Palestrante Cristina Secchin apresentou as características da Geração Y.

Ela introduziu o assunto falando da importância de entender as diferentes gerações: "A aprendizagem sempre passa pelo pensamento. Geralmente se escuta algo e se aceita como verdade. Enquanto se aprende só no pensamento, a pessoa se torna um neurótico culto. Para transformar o comportamento , é necessário sair do pensamento para emoção. Neste contexto, o medo pode se tornar um grande transformador, porque pode fazer com que o pensamento seja coerente com que a pessoa reaja. Gerações diferentes geram necessidades de harmonizar dentro de uma empresa e de administrar conflitos" ressaltou Secchin.

As gerações se dividem do seguinte modo:
Maduros Tradicionais - 63 anos ou mais
Baby Boomers - 43 a 62 anos
Geração X -28 a 24 anos
Geração Y - 27 anos ou menos

Segundo Cristina, a maioria no mercado de trabalho é de Baby Boomers e Geração X. Enquanto a geração Madura reluta quanto a mudanças, a Y quer inovação, pois ela tem valores próprios. As grandes diferenças entre todas as gerações geram muitos desafios dentro de uma empresa, que deve aproveitar a diversidade e transformar o ambiente mais rico.

Algumas características da Geração Y:
Geralmente usam a rede para encontrar empregos (Orkut, Sites de empregos, conceitos embutidos em jogos)
Gostam da inovação, aceleração e colaboração, por isto apreciam a tecnologia de ponta
São do Aqui e Agora
Animados e confiantes
O que quer que faça, tem que ser divertido
Educação Mundial
Valores próprios
Leal a ela mesma

domingo, 16 de novembro de 2008

RH em Foco


A Revista Condomínios em Foco esteve no sétimo encontro do RH no dia 13 de novembro. Na ocasião o editor da revista Arthur Moura concedeu um espaço editorial para o Movimento RH Barra que será intitulado "FALANDO DE GENTE".

Simetria em RH


Neusa Nascimento, Sócia Diretora da SIMETRIA Serviços Empresariais ressaltou a importância de conhecer as diferenças de gerações dentro de uma empresa: "Gostei do contexto da palestra, porque mostra como saber lidar com pessoas diferentes. É bom para avaliar se estou errando ou acertando" analisou.

Sobre a Simetria

A Simetria, um dos patrocinadores do sétimo Café da Manhã, é especializada em recrutamento e seleção de pessoal, tercerização de serviços, serviços temporários e outros.
Conheça mais da empresa no site: Simetria

TV Treinamento


O representante da LINKQUALITY e da TV Treinamento , Quemuel Dantas, esteve presente no encontro e mostrou o produto que contém mais de 200 vídeos de treinamento em RH on-line, disponível 24 horas por dia.

Dantas achou a palestra sensacional: " Todos os tópicos foram muito interessantes, especialmente o que delineou a diferença entre as diversas gerações até chegar a Geração Y".

Sorteios incluem DVDs de treinamento





A palestrante Cristina Secchin recebe o brinde da BIC.


Assim como nos encontros anteriores a LEÕES CORPORATE e seus parceiros ofereceram vários brindes que foram sorteados entre os participantes do sétimo encontro. Também a LinkQuality ofereceu 5 DVDs de treinamento.

Dia do Profissional de RH

Durante o sétimo encontro, o Prof. Adm. Luiz Henriques, Coordenador do Movimento RH Barra, informou que o Projeto de Lei 1681/2008 de autoria do Deputado Estadual Fábio Silva que institui o Dia Estadual do Profissional de Recursos Humanos teve parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça da ALERJ e agora segue para a análise da Comissão de Trabalho. Sendo aprovada por esta o Projeto segue para votação em Plenário.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Sabendo usar o dinheiro



O sexto encontro do Movimento RH Barra realizou-se no Campus Tom Jobim na Universidade Estácio de Sá na Barra da Tijuca no dia 8 de outubro e teve como palestrante o Adm., Eng., professor e especialista em finanças Marcelo Henriques de Brito que apresentou o tema : “Como orientar os colaboradores em suas finanças pessoais” .

Entre os tópicos abordados, Marcelo Henriques lembrou que o dinheiro serve para distribuir o poder em uma organização e que a falta de dinheiro traz a infelicidade, daí a importância do planejamento financeiro. Segundo o especialista, a orientação dos colaboradores de uma empresa traz benefícios internos : “ O importante é trabalhar naquilo que gosta e poupar cortando gastos pequenos e desnecessários e evitar financiamentos. Para investir, o importante é a disciplina e seriedade , através de um plano que atue como um verdadeiro guia’ ressaltou Marcelo.

Alguns tópicos interessantes da palestra:
O dinheiro serve para circular. Neste processo, o governo pode interferir de duas formas: subsidiando ou tributando.
Os depósitos crescem de forma exponencial pelo efeito multiplicador bancário
O aumento da oferta monetária sem aumento de transações causa a inflação
A inflação não significa crescimento, nem gera empregos
O crescimento reduz desemprego (Lei Okun) e promove desenvolvimento (inclusão e ascensão social)
É necessário combater a economia ilegal, pois ela pode minar o Estado

Opinião

http://movimentorhbarra.blogspot.com/2008/10/nextel-conectada-nas-finanas.html

http://movimentorhbarra.blogspot.com/2008/10/transporte-carvalho-comparece-no.html

http://movimentorhbarra.blogspot.com/2008/10/cooperativa-de-crdito-presente-no.html

Nextel conectada nas finanças


O representante da Nextel Joelson Pereira assistiu a palestra de outubro e declarou:"Achei excelente, muito produtivo e o assunto foi apresentado com clareza, apesar do pouco tempo.Gostei muito da disponibilidade que o palestrante teve com toda platéia"

Transporte Carvalhão de carona no RH Barra de outubro


A empresa Transporte Carvalhão representada por Ana Lucia Veloso Dantas esteve acompanhando o evento e afirmou: " Achei o tempo curto para um tema tão vasto, mas o conteúdo muito rico" .

COOPDELPHOS presente no Encontro de outubro


Mariléia da Conceição Barroso, Presidente da Cooperativa de Crédito Delphos ressaltou: "Achei o encontro muito proveitoso e o tema com certeza acrescentou muito à platéia"

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

A Velocidade do Conhecimento


Buscando contextualizar o tema central do quinto encontro, o Prof. Adm. Luiz Henriques ressaltou que a sociedade do conhecimento exige que as pessoas e as organizações acompanhem as mudanças que ocorrem a cada minuto: “O que serviu ontem, não serve necessariamente mais hoje. O mundo está rápido, instável e evolutivo, os parâmetros mudam rapidamente e isto faz que o tempo de validade do conhecimento seja menor, exigindo mais saber a cada dia, pois tudo muda a cada instante”.

Inteligência Artificial


No dia 11 de setembro, foi realizado o 5º encontro do Movimento RH Barra no Campus Tom Jobim, onde o consultor Georg Arnold Schrage explanou sobre a Metodologia DIAGNOSIS que age como mecanismo de captação de deficiências e fraquezas de uma empresa através da informática e da Inteligência Artificial: “Porque alguns pequenos grupos de guerrilheiros conseguem derrubar um enorme exército? Porque não são percebidos. Assim são também os problemas, são imperceptíveis e podem ser grandes ameaças”, ressaltou Georg. Para combater o invisível, Georg criou um sistema inédito que envolve jogos de palavras e conceitos que detectam os problemas do mundo empresarial.

Abrindo as portas para o futuro




A partir da reunião de setembro, o Movimento RH Barra abriu espaço para a efetiva participação de universitários, os futuros profissionais de RH. Solange Proença, estudante do curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá, contou: “Estou descobrindo o mundo do RH e escolhi esta área por estar crescendo e ser uma área muito dinâmica”.
Carla Lourenço, também estudante do mesmo curso, constatou que o encontro foi muito bem organizado e a palestra explicativa. Já Josianne Cortez avaliou que a ferramenta DIAGNOSIS pode ser de grande valia para um gestor de RH.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Reagindo a adversidades



O encontro do dia 14 de agosto teve como palestrante a Psicóloga, Escritora e Mestra Ana Maria Carvalho com o tema: " Resiliência e Liderança: Administrando diante da adversidade". Segundo a palestrante, é essencial saber interpretar os fracassos como uma oportunidade de crescimento. As adversidades existem no dia-a-dia, por isto é uma tendência todo ser humano se envolver com elas. O importante hoje em dia é se reinventar e reagir, ressalta a palestrante. Ana Carvalho ainda afirma que é essencial desenvolver atitudes positivas e assmiliar as mudanças: "A base da resiliência é a inteligência emocional. Ser resiliente
significa voltar ao estado normal, ou seja, sacudir, levantar a poeira e dar a volta por cima". Segundo a palestrante, o caminho para reação é transformar o desânimo em persistência, o descrédito em esperança e a tristeza em alegria.

Projeto de Lei cria o Dia do RH



No quarto encontro do Movimento RH Barra realizado no dia 14 de agosto, o Administrador Luiz Henriques divulgou uma grande conquista para os profissionais de Recursos Humanos presentes. Tramita na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - ALERJ, o Projeto de Lei 1681/2008 de autoria do Deputado Estadual Fábio Silva que cria o “Dia Estadual do Profissional de Recursos Humanos” a ser comemorado anualmente no dia 10 de dezembro. A data foi escolhida por ser também comemorativa do dia em que foi adotada pela ONU a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Os interessados podem ter acesso a integra do Projeto de Lei código No. 20080301681 através do site: www.alerj.rj.gov.br

Senac Rio presente no RH Barra



Ivanilse Santos e Juliana Mallemont estiveram no evento no dia 14 de agosto representando o Senac Rio – Centro de Desenvolvimento Empresarial. Desde 1946, a instituição exerce papel relevante no aprimoramento das relações humanas, sociais e econômicas no estado do Rio de Janeiro oferecendo diversos tipos de cursos. A gerente corporativa do Senac Rio Ivanilse Santos afirmou: "O tema é bastante pertinente, já que no mundo corporativo vivemos tantas mudanças e conflitos, tanto na gestão de pessoas, como na parte de atingir metas. As empresas cobram os resultados, mas temos que saber lidar com as pessoas para chegar aos objetivos".

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Uma aula sobre Liderança



O terceiro encontro teve como tema principal o "Autoconhecimento como prática essencial para a Liderança" ministrado por Jarbas de Almeida Mattos, Coordenador Regional de Recursos Humanos da ECT e escritor. Na palestra foi abordada a importância de ser um líder e como o ato de se conhecer contribui para sua formação.

Jarbas Mattos explicou a importância nos tempos atuais do profissional ser um líder, não somente um gestor. Para ele essa figura deve saber influenciar pessoas para o bem, pois consiste em um pilar fundamental nas organizações modernas. Na busca por essa posição é essencial o autoconhecimento, afinal conhecer a si próprio é o primeiro passo para conhecer os demais. Sem esse estudo da própria consciência torna-se impossível propiciar aos outros funcionários um ambiente agradável de trabalho: "O importante não é somente ser gestor, é necessário ter pupilos, formar seguidores" ressaltou Mattos.

Finalizando, Jarbas Mattos falou também do seu último livro "Reflexões essenciais para entender e dirigir a vida" pela Editora Vozes, segundo ele é uma obra que tem uma forma natural de penetrar na dúvida.

Café da manhã animado




O terceiro encontro do Movimento RH Barra aconteceu no dia 10 de julho no belíssimo salão Atlântico do Sheraton Barra Hotel & Suítes. Com mais de 180 inscritos e um auditório lotado, o encontro foi um verdadeiro sucesso. Para começar, os participantes foram recebidos com um belo café da manhã de boas vindas. O Comitê Executivo do grupo agradece a atenção da Gerente Geral, Sintia Gomes e da Gerente de RH, Gisele Scarlateli.

Presença Global



A empresa Xuxa Promoções e Produções Artísticas também contribuiu para o brilhantismo do terceiro encontro do Movimente RH Barra e foi representada por Gerusa Oliveira, Gerente de RH: "Gostei muito! No encontro anterior não pude comparecer, mas agora acho que estarei presente em todos os outros pois gosto de agregar valores ao meu trabalho" disse Gerusa. Ainda segundo ela, "a filosofia da organização Xuxa Produções é a valorização das pessoas, pois elas são os pilares da empresa".

Jardim Botânico presente no Movimento RH Barra



Célia Von Kriiger, Coordenadora de Recursos Humanos do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro, esteve na terceira reunião e saiu muito satisfeita com a palestra: "Só você se conhecendo é que você é capaz de conhecer os outros. As instituições não são somente estruturas, quem promove esse papel são as pessoas" falou ela ao final da palestra. Célia está a seis meses trabalhando no RH, mas já trabalha no órgão há seis anos. Segundo ela, um dos pilares que rege seu trabalho é a disseminação de valores morais junto às pessoas.

Hortifruti: um dos destaques


Com uma comitiva de treze pessoas, o Hortigil Hortifruti Ltda. foi a empresa que levou o maior número de participantes ao terceiro encontro e ainda teve uma representante sortuda que levou um dos brindes sorteados. A empresa é considerada a maior rede de hortifrutigranjeiros do país e seus representantes no Movimento RH vieram de várias filias: "A palestra foi ótima, excelente, ela acrescentou muita coisa para mim, foi edificante", disse Simone Ramos, Assistente de Recursos Humanos.

Livros e Fé




A espiritualidade nas organizações tem sido muito discutida atualmente. Acompanhando esta tendência, durante o encontro foi divulgado o trabalho feito pela editora Hepezibah, da Coréia do Sul, responsável pela publicação de livros cristocentricos. No terceiro encontro foram distribuídos gratuitamente 200 exemplares sobre vários temas. Editados em 65 idiomas, as obras são destinadas à diversos pontos do mundo. Segundo o Pastor José Galvão, um dos responsáveis pelo trabalho aqui no Brasil, qualquer pessoa poderá solicitar o seu exemplar através do site: www.nlmbrasil.com e encomendar o livro em qualquer um dos idiomas sem custo adicional de entrega: "O trabalho está dando tão certo que logo a tribo Chicrus dos Carajás, localizada no sul do Pará, receberá exemplares traduzidos para a linguagem deles".

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Desafio dos Profissionais de RH



O segundo encontro do Movimento RH Barra realizado no dia 19 de junho no Campus Tom Jobim da Universidade Estácio de Sá foi marcado pela palestra “RH Estratégico” ministrada pelo Administrador Reinaldo Faissal que abordou a importância do Profissional de RH de atuar no planejamento estratégico. O Mestre em Gestão Empresarial pela FGV-RJ, Reinaldo Faissal destacou que a nova atribuição dada ao Profissional de RH é participar e disseminar o planejamento estratégico na empresa. Segundo ele, o grande desafio do Profissional de RH é conciliar o paradoxo de estruturas que tendem a estabilidade em um palco dinâmico como o mercado de trabalho, principalmente fazendo previsões do futuro. Para Faissal, a evolução do Profissional de RH deve estar baseada na busca de informação, conexão de tecnologias de RH e especialmente no envolvimento com todo ambiente organizacional e arquiteturas de liderança da empresa, focando inclusive o consumidor.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Nasce o Movimento RH Barra!


Com o importante apoio do BUSCARH – Portal de Gestão e de Recursos Humanos Corporativo, o Café da Manhã de lançamento do “Movimento RH Barra” ocorreu no dia 08 de maio às 8h30, na Universidade Estácio de Sá – Campus Tom Jobim, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

O tema do Encontro foi ”Qualidade de Vida – Criando sua Realidade”, apresentado pelo Psicólogo Alexandre Maia, escritor, empresário por 15 anos, terapeuta e consultor de empresas, Consultor Responsável pela Elo Vital Treinamento Empresarial.

O objetivo do encontro foi o de reunir os Profissionais de RH da Barra da Tijuca, do Recreio dos Bandeirantes e bairros próximos para se conhecerem e trocarem informações e experiências para o crescimento da área de gestão com pessoas nesta região.

A Vip Rh Gestão & Pessoas e a Elo Vital Treinamento Empresarial patrocinaram o evento que contou também com o Apoio Institucional da Universidade Estácio de Sá.