segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Geração Y: Os novos profissionais no mercado


No sétimo encontro do Movimento RH Barra realizado no dia 13 de novembro no Campus Tom Jobim da Universidade Estácio de Sá, patrocinado pelas empresas VIP RH Gestão & Pessoas e SIMETRIA Serviços Empresariais, a Pisicóloga e Palestrante Cristina Secchin apresentou as características da Geração Y.

Ela introduziu o assunto falando da importância de entender as diferentes gerações: "A aprendizagem sempre passa pelo pensamento. Geralmente se escuta algo e se aceita como verdade. Enquanto se aprende só no pensamento, a pessoa se torna um neurótico culto. Para transformar o comportamento , é necessário sair do pensamento para emoção. Neste contexto, o medo pode se tornar um grande transformador, porque pode fazer com que o pensamento seja coerente com que a pessoa reaja. Gerações diferentes geram necessidades de harmonizar dentro de uma empresa e de administrar conflitos" ressaltou Secchin.

As gerações se dividem do seguinte modo:
Maduros Tradicionais - 63 anos ou mais
Baby Boomers - 43 a 62 anos
Geração X -28 a 24 anos
Geração Y - 27 anos ou menos

Segundo Cristina, a maioria no mercado de trabalho é de Baby Boomers e Geração X. Enquanto a geração Madura reluta quanto a mudanças, a Y quer inovação, pois ela tem valores próprios. As grandes diferenças entre todas as gerações geram muitos desafios dentro de uma empresa, que deve aproveitar a diversidade e transformar o ambiente mais rico.

Algumas características da Geração Y:
Geralmente usam a rede para encontrar empregos (Orkut, Sites de empregos, conceitos embutidos em jogos)
Gostam da inovação, aceleração e colaboração, por isto apreciam a tecnologia de ponta
São do Aqui e Agora
Animados e confiantes
O que quer que faça, tem que ser divertido
Educação Mundial
Valores próprios
Leal a ela mesma

Nenhum comentário: