sexta-feira, 18 de setembro de 2009

GC e Inovação são temas do 14o.RH Barra


No encontro do Movimento RH Barra de Setembro, realizado na Estácio Tom Jobim no dia 17, o tópico abordado foi : O que podemos aprender com Nonaka e Takeuchi? A palestra foi apresentada pelo Professor Fernando Goldman da Sociedade Brasileira de Gestão de Conhecimento, na sua segunda apresentação pelo Grupo RH Barra.
O capital intelectual , o conhecimento e a inovação foram os assuntos principais expostos. Segundo Goldman, o conhecimento só existe no ser humano e no conhecedor: “Quanto mais o conhecedor é especializado, mais cresce o conhecimento. É importante salientar que a inovação só será viável através de um especialista. Muitas empresas procuram a solução mágica através da tecnologia”.

Goldman lembrou as três fases da Gestão do Conhecimento (GC), focando na segunda fase onde Nonaka e Takeuchi , com o livro Criação de Conhecimento na empresa: como as empresas geram a dinâmica da inovação, são considerados as figuras representativas. No entanto as idéias dos autores não consideradas a 2ª fase de GC, já que uma das idéias dos autores é que o conhecimento tácito não pode ser explicitado e que criar conhecimento é um trabalho social.

Na 3ª fase do GC em 2002, baseada no conteúdo é textual e da importância do contexto, mostra a importância das narrativas e da experiência pessoal de cada um: “ Não existe nenhuma forma direta de transmitir conhecimento, é necessário transmitir conhecimento e transformar a informação (seja no escrito, falado, etc) para que a pessoa de acordo com o contexto, adquira conhecimento” ressaltou Goldman.

Outro ponto abordado no livro de Nonaka e Takeushi é que as empresas não apenas processam conhecimento, elas o criam. Enquanto o conhecimento do individuo vem de uma crença justificada ou da capacidade eficaz e tomadas de decisões, na empresa é através da junção de conhecimentos: “os autores propõem uma resposta como criar o conhecimento organizacional. Como o gerente precisa de métodos e não de teorias, os dois autores são criticados. Mas eles nunca se preocuparam em criar ferramentas mágicas” lembrou Goldman.

Em um dos exemplos do Livro, Goldman mostrou o Projeto Honda City de 1978 que foi o primeiro carro desenhado com uma proposta jovem e acabou sendo modelo de muitos carros atuais.

A Gestão do Conhecimento utiliza do Modelo Sesi (Socialização , Externalização , Internalização e Combinação). Sendo a socialização o meio de compartilhar e criar conhecimentos; a socialização (compartilhar e criar conhecimentos), externalização (articulação do conhecimento tácito), internalização (aprender e adquirir novos conhecimentos). Mas como ressalta Goldman é importante ler o livro e entender como aplicar o modelo, afinal toda empresa precisa de conhecimento, inovação e empreendorismo.

foto do Palestrante Fernando Goldman
Crédito: David Nkrumah

Nenhum comentário: