domingo, 22 de maio de 2011

RH BARRA comemora 3 anos em alto estilo com duas palestras

Por Tatiana Couto

Aconteceu nesta quinta-feira (19/05), a comemoração do 3º aniversário do Movimento RH Barra, com a realização de um círculo de Palestras na Universidade Estácio de Sá, no campus Tom Jobim, na Barra da Tijuca. Com patrocínio da VIP RH e da Leões Corporation, e apoio institucional da Fundação Logosófica, do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, da Universidade Estácio de Sá, da Associação Comercial e Industrial do Recreio e Vargens e do Movimento RH Baixada, o evento contou com a participação de amigos e convidados que prestigiaram a festa.

Dentre os palestrantes, destaque para o Administrador Wagner Siqueira, Presidente do CRA/RJ, com a palestra: “A importância da atividade de Recursos Humanos nas Organizações Vencedoras” e para o Administrador Marco Cohen apresentando o tema: “Estratégia Mental no Jogo da Vida”.

Wagner Siqueira abriu a 1ª palestra, esclarecendo o termo administrar que é obter resultados através dos outros, de pessoas que se relacionam com outras pessoas, através da hierarquia, para a concepção de objetivos. “A hierarquia é um elemento universal das organizações, o que mudam são os usos, as formas e os estilos. Tanto nas organizações vencedoras, quanto nas tradicionais encontraremos três elementos essenciais: pessoas/hierarquia/objetivos-propósitos, o diferencial das organizações vencedoras está nos diferentes usos da hierarquia, podendo ser um sozinho; um com todos; todos com todos, enfim a adequação dos usos hierárquico de acordo com os objetivos. Nas organizações vencedoras as pessoas podem ser criativas e se auto-dirigir no trabalho se adequadamente motivadas” ressaltou Wagner.
O administrador lembrou que a teoria é fundamental no processo empresarial, pois embasa e condiciona o comportamento da organização: “Se o trabalho é visto como desagradável pela maioria das pessoas, é necessário seduzi-las. Esta visão é uma teoria que acaba forçando a empresa a constranger as pessoas. Nas empresas vencedoras, o trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis. O desafio delas é criar as condições favoráveis, propiciar engajamento e participação” destacou.

Wagner destacou que criatividade e inovação são características das pessoas comprometidas com a organização: “O que motiva é como a empresa utiliza seus funcionários” pontuou.


Marco Cohen – sócio majoritário da Mercatto e docente da Fundação Logosófica destacou como sempre é uma felicidade falar de pessoas. A 2º palestra da manhã tratou da estratégia mental no jogo da vida que nada mais é que a arte de aplicar, com eficácia, os recursos que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis, visando o alcance de determinados objetivo.

O docente comparou a vida com um jogo de xadrez: “Todos nós somos simultanistas, jogamos vários jogos (social, esportivo, familiar, acadêmico). Será que existe outro tabuleiro para jogar? Assim como o jogador de xadrez, temos que montar uma estratégia para cada jogo. Para tanto, precisamos conhecimento, planejamento e objetivo” ressaltou.

Cohen ainda destacou que cada ser humano tem uma mente, uma linguagem mental: “Pensamentos são entidades que atuam na nossa mente, são agentes causais do ser humano. Eles tem vida própria e atuam dependente ou independente da vida”. Segundo ele, para vencer o Jogo da Vida, é necessário saber as regras e objetivo, ter uma postura ativa e não se deixar abater por um fracasso: “Não deixem que uma doença chamada - doença do vazio - infecte as suas vidas. Preencham este vazio com o único alimento que sacia a fome, o conhecimento. É através dele que o ser humano poderá cumprir os dois fins de sua existência - evoluir até a perfeição e constituir-se em um verdadeiro servidor da humanidade – eis aí o cheque mate” finalizou ele.

O Administrador e professor Luiz Henriques encerrou o evento falando da alegria de tal comemoração e destacando o bom andamento dos trabalhos.

Nenhum comentário: