sábado, 18 de abril de 2009

Líder Coach: Pesquisa aponta a importância da liderança



A 10ª reunião do Movimento RH Barra foi realizada no auditório do Campus Tom Jobim, na Universidade Estácio de Sá no dia 16 de Abril de 2009.
A convidada foi Elisabete de Oliveira Gomes proferiu a palestra Líder Coach.No primeiro momento, ela questionou: Modismo, estilo de liderança ou prática eficaz nos lideres de hoje? Elisabete Gomes ressaltou: Hoje o que se exige de gestores? O que esperamos neste momento em que só se fala de crise? Quais são as perguntas que fazemos hoje:

Precisamos pensar qual é o tipo de líder que se espera no mercado? Como se mede a capacidade de um líder? Uma organização competitiva pode se dar ao luxo de não desenvolver líderes? Qual é o papel do RH na formação de líderes?
Para pensar mais nestas questões, busquei a pesquisa da Fundação Dom Cabral, referência em estudos para líderes.

A pesquisa foi feita em Outubro de 2005 com 161 empresas. O objetivo da pesquisa é analisar o aspecto de lideranças nas empresas de grande porte . Na introdução da pesquisa, é colocado o investimento em gestão como condição sine qua non de sobrevivência, crescimento e sustentabilidade de empresas.
Então o que fazer dentro das empresas? Eles falam também dos líderes - emocionalmente maduros com visão ampliada do seu papel no contexto social. Por isto, eu trouxe o cérebro para demonstrar que temos que ativar as áreas cognitivas, mas principalmente o sistema límbico que cuida de todas as emoções.

A pesquisa da Fundação Dom Cabral aponta:
97,9% acreditam que a liderança pode ser desenvolvida
70% consideram que o líder influencia
33% dizem que suas empresas investem em desenvolvimento
87% da alta direção só se desenvolve na aprovação de programas de liderança
72% possuem programas e estratégias de desenvolvimento de líderes (além da sala de aula). Entre os mecanismos adotados, estão cursos “in company” e coaching
60% possui processo de estrutura de identificação de competências
66% estão na direção de integrar aprendizados e práticas estratégicas
87% consideram que há um impacto na produtividade



O plenário registra atento todas as informações da pesquisa.

Nenhum comentário: