sábado, 14 de novembro de 2009

Criatividade é a alma do negócio



O Administrador Alexandre S. Girão apresentou a palestra "Criatividade - um privilégio de todos" durante o XVI Encontro do Movimento RH Barra realizado no dia 12 de novembro na Universidade Estácio de Sá - Campus Tom Jobim.

Girão lembrou que quando uma pessoa tem um problema, dentro da memória dela existem regras, crenças e valores que acabam bloqueando o processo criativo : “Uma criança resolve às vezes a questão de um modo mais rápido porque não tem regras, nem crenças e valores ainda construídos” lembrou ele.

O professor ainda forneceu algumas dicas importantes para estimular a criatividade como escovar os dentes com a mão esquerda, ler textos de cabeça para baixo e fazer um trajeto de carro ou a pé: “O costume é consciente e o hábito é inconsciente” ressaltou.

A realidade externa é percebida através de 5 sentidos: Visão, Audição, Cinestesia, Olfato e Gustação. Mas todos os sentidos passam por filtros da pessoa, omitindo, generalizando ou distorcendo a realidade e gerando uma representação interna, um estado mental que até pode gerar um efeito fisiológico. A criatividade depende da motivação, informação e capacidade de raciocínio. A velocidade do processamento da informação depende indiretamente das experiências vividas pela pessoa: “ Já faz tempo que somente um engenheiro mecânico poderia ter idéias criativas sobre engenharia mecânica. A velocidade para criação de informações é muito maior do que há 10 anos atrás, a acessibilidade é muito maior” pontuou Girão.

Barreiras para criatividade
Auto suficiência
Perfeccionismo
Intelecto
Crença limitante
Estrelismo
Hábitos

“A melhor forma de ter uma grande idéia é ter um monte de idéias” Linus Paling

Nenhum comentário: