segunda-feira, 21 de junho de 2010

XX Encontro do Movimento RH Barra


O Movimento RH Barra da Tijuca promoveu seu XX Encontro, na manhã de 16 de junho, no Campus Tom Jobim da Universidade Estácio de Sá, na Barra da Tijuca. O evento, que reuniu profissionais da área de Recursos Humanos, parceiros e apoiadores do Movimento RH Barra, contou com um café da manhã e a palestra “Gerencie seu Tempo e suas Emoções”, ministrada pela pedagoga Fabiana Lobo Cursino, responsável pelo Instituto Nacional de Excelência Humana (INEXH), no Rio de Janeiro .

O Adm. Prof. Luíz Henriques, Coordenador do Movimento RH Barra, fez a abertura do Encontro e falou sobre a importância do Movimento RH, que visa promover, periodicamente, um encontro de profissionais de Recursos Humanos , com a abordagem de assuntos pertinentes à área de trabalho desse grupo, além da confraternização e integração com novos colegas de trabalho.

Na ocasião, Luiz Henriques destacou as novidades do RH Barra. A primeira novidade é que os fundadores do Movimento RH Barra e Administradores Luíz Henriques, Reinaldo Faissal, Elioneide Venâncio e Rosângela Arruda estão iniciando um novo trabalho no Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, assumindo sua Comissão Especial de Recursos Humanos. A outra novidade é que o RH Barra está produzindo seu primeiro filhote, o Movimento RH Baixada Fluminense, que terá seu primeiro Encontro no mês de julho, na Universidade Estácio de Sá (Campus de Nova Iguaçu) com o tema "RH Estratégico". Destacou que a Universidade Estácio também dará o apoio institucional do Movimento RH Baixada Fluminense.

“Em breve teremos Movimento RH Niterói e o Movimento RH Centro, sempre com o apoio da Universidade Estácio de Sá”, comentou Luiz Henriques.

Para falar sobre o RH Baixada Fluminense, Luiz Henriques convidou Victor Duarte, colaborador do RH Barra, e agora Coordenador do novo movimento na Baixada Fluminense.

Victor falou sobre o objetivo do Movimento:

“A cada dia eu me surpreendo com o Luiz Henriques. Cada encontro sempre tem uma novidade. Freqüento São Gonçalo e Rio de Janeiro, e participo do RH Barra desde o primeiro encontro, há 2 anos atrás. No último encontro comemoramos os 2 anos do Movimento RH Barra, que venho acompanhando a um bom tempo. Agora surgiu a possibilidade de termos o Movimento RH Baixada e, com certeza, está com uma repercussão muito positiva na Baixada Fluminense. As empresas da região vêm apoiando, e antes mesmo de lançar os convites, nós já formamos um grande grupo. A Baixada Fluminense está realmente se reunindo para esse evento. O primeiro encontro será no dia 22 de julho, e o palestrante-convidado será o amigo e professor Reinaldo Faissal, com o tema RH Estratégico. Escolhi esse tema por ser muito atraente para as empresas, abordando questões como: gestão no dia- dia-a-dia de trabalho com seus pares, sua organização e planejamento. Dessa forma, acredito que o RH Estratégico pode ajudar muito as diversas áreas de uma empresa. A idéia é que possamos discutir, debater idéias sobre Recursos Humanos, liderança, motivação e gestão. A Baixada Fluminense precisava muito disso, e eu agradeço o apoio e colaboração do grupo RH Barra da Tijuca para tal realização”. finalizou Victor.




Em seguida, Luiz Henriques fez a apresentação da palestrante Fabiana Lobo Cursino, que abordou o tema “Gerencie seu Tempo e suas Emoções”.




Na abertura de sua apresentação, Fabiana explicou que o tempo é igual para todos, a forma de administrá-lo, e principalmente as tensões internas, é que faz a diferença. Não existe mágica, devemos aproveitar melhor nosso tempo, administrando as emoções: medo, tristeza, raiva, alegria. Além disso, um alerta: devemos ter um objetivo e perceber o nosso foco.


Em seguida a palestrante fez uma dinâmica de grupo com o objetivo de mostrar que muitas vezes perdemos muito tempo com reuniões de trabalho, discutindo valores diferentes dos nossos, sem chegar a uma conclusão. Segundo Fabiana, o caminho mais direcionado é o que cada um faz para administrar internamente seu tempo, e apesar da correria do dia-a-dia ser o mal do século, cada um precisa administrar a si mesmo, pois atualmente a velocidade da informação faz com que fiquemos ultrapassados da noite para o dia. Assim, precisamos evoluir sempre, pois nada é estático.

Em sua abordagem final, a palestrante destacou que a inteligência emocional é fundamental:Recursos internos e sabedoria para administrar o tempo, aliando competência técnica à mental. Fabiana também ressaltou que nos dias de hoje a área de Recursos Humanos tem maior visão de investimento em treinamento e trabalha a emoção no mundo corporativo, onde cada um merece ter um tempo para se cuidar, buscando o caminho de evolução constante. E, para finalizar a palestra, Fabiana Cursino apresentou um vídeo motivacional e agradeceu a oportunidade e a disponibilidade dos presentes.





Ao final, a palestrante foi agraciada com um lindo brinde da 3M entregue por Daniele Alves.

Nenhum comentário: