quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Equipe

Dicas para trabalhar bem em grupo.

Muitas pessoas brigam com o colega de trabalho e até perdem clientes por falhas de comunicação na equipe.
Muitas vezes o setor não é produtivo por falta de comprometimento de um grupo de uma área.

Esta falta de comunicação pode ser fatal. Para superar os conflitos é necessário:

Seja paciente. Cada um tem uma opinião, muitas vezes completamente divergentes. Por isto, pense antes de falar e rebater. Procure expor os seus pontos de vista com moderação e ouça o que os outros têm a dizer. Respeite sempre os colegas, mesmo que não esteja de acordo com as suas opiniões.

Aceite as idéias dos outros. Esteja com a mente aberta, é difícil aceitar novas idéias ou admitir que não temos razão, mas é importante saber reconhecer uma boa idéia que pode contribuir para o objetivo comum do grupo.

Não critique os colegas. Critique as idéias, nunca a pessoa.

Saiba dividir as tarefas. Se for fazer tudo sozinho, não é trabalho de grupo. O importante é saber dividir as tarefas por habilidade.

Seja participativo e solidário.

Dialogue. Quando você se sentir desconfortável com alguma situação ou função que lhe tenha sido atribuída, é importante que explique o problema, para que seja possível alcançar uma solução, que agrade a todos e não sobrecarregue ninguém.

Planeje. Quando várias pessoas trabalham em conjunto, é natural que alguns se dispersem; por isso o planejamento e a organização são ferramentas importantes para que o trabalho de grupo seja eficiente e eficaz.

Aceite a idéia do erro. É importante que a equipe ouça opiniões externas e que aceite a idéia de que pode errar.

Lembre-se de que um bom trabalho em grupo traz bons resultados para a empresa.

Nenhum comentário: