segunda-feira, 11 de maio de 2009

O Valor Tangível dos Intangivéis



No dia 8 de maio na Universidade Estácio de Sá (Campus Tom Jobim), o Movimento RH Barra organizou duas palestras para os convidados. A primeira sobre Gestão de Conhecimento foi ministrada pelo Engo. Fernando Luiz Goldman, Presidente do Pólo Rio da Sociedade Brasileira de Gestão de Conhecimento (SBGC), e a segunda foi sobre E-learning com Alex Lucena, da EduWeb.

Fernando Goldman iniciou a palestra afirmando que é difícil encontrar uma pessoa que esteja em posição de gerência ou liderança e que assuma não saber o que é gestão de conhecimento: “Se a pessoa sabe o que é gestão e também o que significa conhecimento, já parte do pressuposto que entende o conceito todo, a partir das referências que tem. Existe uma grande confusão sobre o que é gestão do conhecimento e o que é gestão da informação. O conhecimento não é um tipo especial de informação. Embora em certos momentos é possível reduzir o conhecimento em uma informação, mas em nenhum momento os dois são a mesma coisa. Sem uma boa gestão de informação não é possível fazer gestão de conhecimento. Conhecimento é uma categoria bem diferente de informação, embora seja possível construir conhecimento através da informação. Quando lidamos com conhecimento, percebemos que envolve uma aritmética diferente do que estamos acostumados, a aritmética do conhecimento é diferente de 1 +1= 2, pode ser igual a 2, 3 ou 4, é uma maneira diferente de pensar. Gostaria de ressaltar a seguinte frase de Heiz Sattler: Gestão do conhecimento(GC) é um assunto em alta evidência, mas poucas pessoas conseguem explicar o que é, para que serve e muito menos como se aplica”.

Goldman ressaltou sobre a gestão do conhecimento organizacional feita no âmbito das pessoas, da organização e da sociedade: “ Toda organização precisa fazer gestão do conhecimento? Ela é necessária e precisa ser feita independente do tamanho da empresa para aqueles que pretendem sobreviver. Se a empresa não tiver criação de valor e com duração limitada, talvez a gestão do conhecimento seja secundária. Se a empresa pretende ter longevidade, a GC entra em ação”.

Para entender melhor o que é gestão de conhecimento, Goldman apresentou a palestra agora toda em Slide Share
http://www.slideshare.net/Goldman/movimento-rh-barra-2009


Alguns pontos importantes:
As finanças das organizações caminham cada vez mais para o objetivo principal da criação de valor. Hoje, qualquer decisão, seja de curto ou longo prazo, deve buscar de uma forma direta e objetiva o alcance desse objetivo maior. A razão fundamental do capitalismo é o retorno sobre o capital investido. Nesse contexto, é natural que, atualmente, as organizações concentrem nos chamados ativos intangíveis a maior à parte de seus investimentos e esforços para criação de valor.

Foco no conhecimento: Nunca é demais chamar a atenção para o fato de que quando nos propomos a gerenciar o Conhecimento, estamos falando do Conhecimento Estratégico, aquele que precisa ser continuamente criado para garantir à organização uma vantagem competitiva sustentável. Na verdade, nem todo o conhecimento se traduz em vantagem competitiva ou inovação, nem mesmo capacidade de empreender.A importância de um determinado conhecimento depende do contexto.Devemos lembrar que a importância dada ao conhecimento não é um fato novo. A história da humanidade mostra que os povos que melhor souberam gerir e gerar conhecimentos úteis (estratégicos) foram os que, em cada época, atingiram predominância sobre os demais.A mesma história da humanidade tem sido cruel com os povos e nações que não tiveram tal competência.



Visitem o site http://www.sbgc.org.br/

Nenhum comentário: