segunda-feira, 20 de julho de 2009

PNL: Eu posso, mereço e consigo!



Com o patrocínio da Vip RH Gestão & Pessoas, realizou-se no dia 16 de julho o XIII Encontro do Movimento RH Barra no Campus Tom Jobim da Universidade Estácio de Sá com o tema "Flor & Ser na PNL".

A palestrante Sandra Braconnot, explicou a Programação Neurolinguística (PNL) surgiu na década de 70, na Califórnia, com Richard Bandler, Jonh Grindon que modelaram o trabalho que os terapeutas Frith Renls (Gestalt), Virginia Satir (Terapia Familiar) e Milton Erickson (Hipnose) vinham realizando com muito sucesso. “A PNL estuda como o ser humano funciona e como escolher como QUER funcionaR. O nosso cérebro pode nos surpreender diariamente.”- afirmou Sandra.

A analogia que Sandra faz entre flores e PNL passa por diversos aspectos: As flores são “ancoras” do belo, do bom e do bem. Na PNL “ancoras” são gatilhos que nos despertam lembranças e emoções e que fazem aflorar um estado mental. Há sempre muitas flores no nosso caminho, podemos não perceber. Mas é certo: quanto mais beleza descobrimos, mais beleza atraímos para nossa vida”- afirmou Sandra. Em programação neurolinguística temos que ter 3 crenças poderosas: Eu mereço, eu posso, eu consigo!. Repita isto diariamente para você” sugere Sandra.

Sandra ainda lembra que tem gente que se instala na zona do conforto: “Cuidado com as frases assassinas: Eu sempre fiz assim ou eu nunca fiz assim. Sempre e nunca são palavras que acendem um alerta de que algo está sendo generalizado.
Essas frases podem assassinar qualquer processo de mudança. “ Com a PNL aprendemos a gerir nossas emoções e passar a ser autor da própria vida e não mais um autor.” – ressaltou Sandra.

A realidade é percebida pelo sistema sensorial. Este sistema manda informação que passa por filtros como as crenças, valores, histórico da vida gerando uma representação interna: “A representação interna de cada um depende dos filtros. Antes de dizer você está errado, dê a oportunidade ao outro de apresentar a versão da realidade. Fazemos omissões e generalizações. Aquilo que você percebe vai gerar um estado, gerando uma alteração fisiológica. A fisiologia gera o comportamento. Cada pessoa tem uma interpretação e isso pode gerar conflito. O mapa não é o território. O que você jura ser verdade, pode não ser para o outro. Cada pessoa tem seu próprio mapa. Quando o fato passa pelos filtros, ele muda. Podemos compreender isso” enfatiza ela.

RESSIGNIFICAÇÃO: A PNL nos ensina a ressignifcar nossas experiências por mais dolorosas que sejam. É como a flor-de-lótus que nasce em águas turvas e lodosas e permanece limpa, perfumada e é do lodo que retira os nutrientes para se manter linda. Para exemplificar, Sandra contou sua própria experiência: “Eu aos 37 anos , perdi um filho aos 8 meses de gravidez, tive um choque hipovolêmico e minha pressão foi 3 por 0, não morri para surpresa da médica. Três anos depois, tive outro filho, hoje com 13 anos. EM 95, a empresa que tinha foi a falência. e perdi tudo que eu tinha, voltei a morar com os pais. Ainda passei por outras experiências:. Tive experiências físicas de dor, de alma, de morte e a social. Não importa o que você está passando e sim o que está fazendo enquanto está passando por determinado momento. É como a Datura, flor também conhecida popularmente como sete-saias: Ela cresce por dentro. Assim podemos aprender a crescer. A partir das nossas experiências sejam elas felizes ou dolorosas”.

Má notícia: Nosso estado muda durante o dia.
Boa notícia: Nosso estado muda durante o dia.
Todos nós temos a possibilidade de mudar nosso estado.
A vida é bela. O que importa é que todos nós estamos aprendendo.


Vídeo da atividade lúdica: : http://www.youtube.com/watch?v=c1nUq5kVqp0

Nenhum comentário: