domingo, 21 de março de 2010

A importância dos Jogos na Aprendizagem

Na foto, o palestrante Alberto Alvarães

Convidado especial para o XVIII Encontro do Movimento RH Barra, Alberto Alvarães começou a palestra falando como parou no ramo de jogos: “ Minha primeira formação foi em eletrônica. Chamado para trabalhar com RH, em determinado momento fui convidado para fazer parte do treinamento de jogos. Treinei 3500 funcionários. Então me aprofundei no assunto e começaram a surgir ideias de jogos (desde os puramente lúdicos até os de simulação com o real)" contou ele.

Na apresentação do jogo Nikits Game, Alvarães explicitou a diferença entre jogo lúdico, de simulação e a dinâmica de grupo: “Os jogos lúdicos requerem construção para o aluno conseguir fazer uma ligação com o real. Mas faltava algo para instrumentalizar o dia a dia, que trabalhasse muito próximo a realidade. Foi quando trabalhei com jogos de simulação” relatou.

JOGOS
Simula e reflete sobre a realidade;
O jogo simula ou significa (aprendizagem significativa);
Leva á pratica (porque está acontecendo, dando oportunidade ao erro). Estimula mexendo com habilidades e técnicas, proporcionando capacitação imediata.

Tipos de Jogos
Lúdico puro;
Tem o foco instrumento (compreensão indireta da realidade).

Simulação de realidade;
Tem o foco no facilitador. É muito próximo a realidade, atuando através da manipulação de situação e objetos;
O jogo precisa de uma base de teoria, de significado;
Jogos podem ser tabuleiros, jogo de montar, quebra-cabeças, simulados em computador, atividades ao ar livre;
Na regra básica do jogo, já existem algumas regras éticas que podem ser aprofundadas ou não.

DINÂMICA
A dinâmica mexe com as pessoas para uma conscientização da simulação;
A dinâmica transforma a teoria em ação ou reflexão.

VIVÊNCIA
A vivência trabalha com o lado comportamental. Conscientiza as pessoas- através dos exercícios, mensagens- que pensam na possibilidade do acerto, estimulando habilidades comportamentais.

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